A preocupação com o tema alfabetização em geral e, especificamente, da pessoa com surdocegueira, em particular a congênita, levou a uma busca por referenciais (nacionais e internacionais). Observou-se, então, a escassez de pesquisas sobre o referido tema, e constatou-se, também, a carência de registros acadêmicos que pudessem subsidiar o trabalho do docente e das instituições de ensino que atendam a essa população, principalmente no que diz respeito a esse tema.
Deve-se destacar, dessa forma, que este livro se constitui a partir de um entendimento sobre os seguintes assuntos: surdocegueira; a teoria histórico-cultural de Vigotsky; a abordagem coativa de Van Dijk; o toque, tendo a Gestalt e o Sistema Braille como possibilidades; a alfabetização e a formação de professores. Ou seja, a partir disso, foram propostas a identificação e o conhecimento dos caminhos possíveis que levassem à alfabetização da criança com surdocegueira congênita em diferentes idades, a partir do relato feito por professores de diferentes estados brasileiros que tenham atuado ou atuem na área.
Over de auteur
FERNANDA CRISTINA FALKOSKI
Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2023); mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2017); especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Planalto Norte – FAMEPLAN (2015); licenciada em Letras – Habilitação Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2012).
MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA
Psicóloga e Pedagoga pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado.
SHIRLEY RODRIGUES MAIA
Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Metropolitanas Unidas (1983), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Carlos 2017-2018 pesquisa a elaboração de um Guia de orientação e mobilidade para crianças com surdocegueira e crianças com deficiência múltipla sensorial usarias de cadeira de rodas.