‘CERTA MANHÃ, AO ACORDAR DE SONHOS AGITADOS, AINDA NA CAMA, GREGOR SAMSA DESCOBRIU QUE TINHA SE TRANSFORMADO NUM INSETO MONSTRUOSO.’
A frase de abertura de um romance mais famosa, reconhecida e estudada de toda a literatura ocidental do século XX estabelece as bases para os eventos trágicos que acometeram a família Samsa. Começando, claro, pelo insólito acontecimento, inexplicável em todos os sentidos e ângulos de abordagem: Gregor Samsa, caixeiro viajante, filho do casal Samsa e responsável por boa parte do sustento da família, havia se transformado em um inseto gigante, monstruoso e repugnante.
Uma das obras de literatura mais influentes e revisitadas da história, ‘A Metamorfose’ traz à tona de maneira abrupta temas comuns na sociedade da época, mas que podem encontrar paralelos claros ainda hoje, como a repressão do sistema capitalista, questões familiares, inadequação em relação aos padrões da sociedade, solidão, dentre muitos outros. Geralmente, o leitor termina o livro tendo se identificado com pelo menos um dos muitos aspectos humanos evocados de maneira simbólica na história.
Over de auteur
Franz Kafka nasceu em Praga, atual República Tcheca (na época, parte do Império Austro-húngaro). Apesar de ter se formado em Direito, Kafka trabalhou a maior parte de sua vida em uma companhia de seguros, onde enfrentou um ambiente de trabalho burocrático e opressivo. Essa experiência influenciou fortemente sua escrita, e o sentimento de alienação e impotência do protagonista é uma característica recorrente em muitas de suas obras.
Além de ‘A Metamorfose’, Kafka publicou apenas alguns contos e teve alguns trabalhos publicados em revistas literárias, mas a maior parte de sua produção permaneceu inédita até depois de sua morte. Franz Kafka deixou um legado duradouro na literatura mundial, influenciando gerações de escritores e pensadores.
Sua escrita enigmática e surrealista transcendeu as fronteiras da realidade e explorou os labirintos da mente humana, tocando em questões universais da existência. Sua obra continua a ser estudada e admirada até os dias de hoje, e Kafka é considerado um dos maiores escritores do século XX.