Esta obra de ficção foi escrita em 1948 (daí o título, com uma inversão nos dois últimos algarismos) e narra um futuro permeado pelas consequências de eventos históricos ocorridos até a época de sua composição, nomeadamente a ‘Inquisição’, na Idade Média, e os totalitarismos do século XX: ‘os nazistas alemães e os comunistas russos’. Nesse tempo futuro, em que não só as ações, mas também, e principalmente, os pensamentos são vigiados, até a língua seria modificada no intuito de controlar as ideias. Caberiam, aí, a rebeldia e o amor?
Over de auteur
GEORGE ORWELL (1903-50) nasceu na Índia Britânica, mas cresceu na Inglaterra, formando-se em Eton. Após servir na Birmânia, junto à Polícia Imperial Indiana, retornou
à Europa para ser escritor; também lutou na Guerra Civil Espanhola, como parte de um grupo marxista. Considerado um dos melhores cronistas da cultura inglesa, mais conhecido por 1984, Orwell escreveu resenhas, ficção, artigos jornalísticos, crítica literária e poesia, além de ensaios sobre política, literatura, linguagem e cultura.