A Editora Contracorrente tem a honra de anunciar a publicação do livro Constitucionalismo Global, organizado pelos juristas brasileiros Georges Abboud e Ricardo Campos.
A obra reúne artigos sobre Constitucionalismo Global de autoria dos mais importantes juristas alemães da atualidade: Gunther Teubner, Karl-Heinz Ladeur, Lars Viellechner e Andreas Vosskuhle.
O livro, que inaugura a coleção ‘Ius publicum e modernidade’, aponta que o constitucionalismo precisa de ‘novos impulsos teóricos e reformulações que nos permitam continuar a servir como veículo das garantias fundamentais’, buscando contribuir para o diálogo entre o Direito Constitucional brasileiro e o global.
Nas palavras dos organizadores: ‘a necessidade de investigar as formas por meio das quais o Direito, e mais especificamente o Direito Constitucional, pode enfrentar os litígios transnacionais, as novas fontes do Direito e suas respectivas formas de legitimação, fora, respectivamente, do Direito Estatal e da tradicional soberania popular, é o que motiva os textos deste volume’.
Over de auteur
Georges Abboud é Mestre, Doutor e Livre Docente em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor de Direito Processual Civil da PUC-SP e do programa de mestrado e doutorado em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino – IDP-DF. Advogado e consultor jurídico.
Ricardo Campos é Mestre e Doutor pela Goethe Universität Frankfurt am Main (Alemanha). Docente nas áreas de Regulação de Serviços Digitais, Proteção de Dados e Direito Público na Goethe Universität e docente no mestrado em Teoria do Direito da Academia Europeia de Teoria do Direito. Advogado e parecerista.