‘As personagens de Guillaume Apollinaire são as típicas personagens dos contos eróticos sadianos: buscam o prazer a qualquer custo, nem que para isso tenham que matar ou morrer.’ As Onze Mil Varas, foi publicada por Apollinaire, em 1907. A obra conta a história de um príncipe romeno, Mony Vibescu, um libertino, que troca a pacata Bucareste pela vida agitada de Paris, a cidade luz onde: ‘. as mulheres, são todas belas e levam também uma vida fácil’. A partir daí, aventuras e orgias que não deixam nada a dever ao Marquês de Sade, se desenvolvem aos turbilhões diante de um leitor geralmente atônito.
Over de auteur
Wilhelm Albert Włodzimierz Apolinary de Wąż-Kostrowicki, mais conhecido como Guillaume Apollinaire, foi um escritor e poeta do final do século XIX e início do XX. É considerado um importante representante da literatura de vanguarda na Europa e do Modernismo. Nasceu na cidade de Roma (Itália) em 26 de agosto de 1880.
Apollinaire pertenceu a diversos Movimentos artísticos e literários como: Modernismo, Cubismo e o Surrealismo. Seus principais gêneros literários foram: contos, poesias, literatura erótica, romances e ensaios. Apollinaire recebeu influências literárias do Simbolismo, principalmente no tocante às inovações formais, tendo rompido com os valores estéticos literários tradicionais. Entre suas obras, destacam-se: – As onze varas (1907) – conto, O mago apodrecido (1909) e Aloolis (1913) – poesias. Faleceu na cidade de Paris (França), aos 38 anos, em 09 de novembro de 1918.