Esta edição de ‘Nórdicos’ é dedicada às sagas e mitos selecionados das Eddas de Snorri Sturluson e traduzidos em uma linguagem simples e acessível para o público contemporâneo.
Reunimos contos que abordam a criação do cosmos e dos homens, o surgimento dos deuses e dos gigantes, os feitos e as personalidades de Odin, Thor, Loki e outras criaturas fantásticas, como elfos e anões, além da grande batalha de Ragnarok, que tudo destruirá para que o mundo renasça.
As sagas, por sua vez, contam histórias de homens e heróis, viagens marítimas e descobertas e são a grande inspiração para boa parte da literatura de fantasia, que, ainda hoje, continua a fascinar leitores e a inspirar autores e artistas no mundo todo.
Over de auteur
Hans Christian Andersen foi um escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis. Em vida, escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.
Snorri Sturluson nasceu em 1178 ou 1179. Era filho de Sturla, um chefe local da Islândia ocidental, cujos descendentes dão nome à chamada Era de Sturlung da história islandesa, na primeira metade do século XIII.[7] Quando tinha dois ou três anos de idade, Snorri foi enviado à casa de um dos mais importantes líderes da Islândia medieval, Jon Loptosson, como parte de um trato para encerrar um conflito entre este e Sturla. A ida de uma criança para a ser criada na casa de outro líder era comum na época, e Snorri passou dezesseis anos em Oddi, a propriedade de Loptosson, que era um importante centro cultural naquele país.[6][7] Em Oddi, Snorri deve ter tido contato com o latim, obras teológicas, a poesia antiga e as sagas.[6]