José Agudo, pseudônimo de José da Costa Sampaio (1868-1923), nasceu em Portugal e viveu em São Paulo até sua morte. Professor da Escola de Comércio Álvares Penteado, foi um dos principais cronistas da belle époque paulistana. Publicou sete romances, entre eles, Gente audaz (que deu origem a uma ácida polêmica com Joachin da Terra, pseudônimo do jovem Oswald de Andrade), Pobre rico!, Amor moderno: cenas sobre a vida paulistana e A pedra que fala.
Walnice Nogueira Galvão é professora emérita de teoria literária e literatura comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Foi professora visitante em diversas universidades e é autora de obras sobre Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, crítica da literatura e da cultura, entre elas: Lendo e relendo (2019); edição crítica de Os sertões (2016), Sombras & sons (2011) e Euclidiana: ensaios sobre Euclides da Cunha (2009, prêmio Academia Brasileira de Letras).
1 Ebooks door José Agudo
José Agudo: Gente rica
Publicado em 1912, este pequeno romance, ou crônica longa, é uma sátira impiedosa à elite paulistana do período. Contundente e corrosivo, Gente rica: cenas da vida paulistana é um dos mais expressivo …
EPUB
Portugees
DRM
€7.49