A explosão de fúria matinal deflagrada pela banda Suicidal Tendencies na Avenida São João. O show funeral de Michael Jackson no Staples Center, em Los Angeles. Uma cachaça com Manu Chao num bar do Itaim Bibi. Um encontro com Bob Dylan na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro. O último show bom de Amy Winehouse, no Rock in Rio Madri. Testemunhas do pop há muitas, mas poucas tão privilegiadas quanto o jornalista cultural Jotabê Medeiros, que cobre há 25 anos a área de música (20 desses anos na redação do jornal O Estado de S.Paulo). Enviado para coberturas em festivais como o Roskilde, na Dinamarca; o V Festival, na Inglaterra; o Lollapalooza, em Chicago; e o Summerstage Festival, em Nova York, Medeiros presenciou momentos sublimes e constrangedores de pop stars; viu o nascimento e o desaparecimento de estrelas; conheceu a arrogância e a insegurança de superstars.
O Bisbilhoteiro das Galáxias, sua estreia em livro, é um garimpo de seus melhores momentos. A narrativa busca reexaminar a matéria-prima de seu trabalho jornalístico de um ângulo menos pragmático e mais pessoal, humano, confessional. Apoiado em suas fotos, que flagram instantes de intimidade, Jotabê Medeiros oferece aqui uma rica crônica dos bastidores desse universo, uma viagem pelos atalhos e pelos pequenos segredos desse território de glamour.
Over de auteur
Jotabê Medeiros, paraibano de Campina Grande, entrevistou dois Stones, dois Beatles, dois Zeppelins, dois Velvet Underground, um Neil Young, um Santana e mais um bocado de gente. Tem textos publicados em várias coletâneas. Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina em 1986, iniciou a carreira como crítico de música na revista Som Três e trabalhou ainda na Folha de S.Paulo, Veja São Paulo, TV CNT Gazeta e O Estado de S.Paulo.