Se existe a necessidade de falar e tratar de revitalização, isso indica, por si só, que algo não vai bem. Isso porque o prefixo re indica a necessidade de uma volta ao ponto de partida, de re-visitar o estado original. Vários são os sinônimos, tais como: atualizar, recarregar, recriar, regenerar, rejuvenescer, renovar, reparar, restaurar, ressuscitar, reviver, reaver (e talvez outros mais).
A necessidade de voltar ao ponto de partida se dá porque algo foi perdido ou se degenerou ao longo da história e no processo. Portanto, qualquer fala sobre revitalização relacionada à igreja precisa partir do reconhecimento de que algo não vai bem com ela e que se faz necessário voltar ao ponto de partida para, a partir daí, recomeçar como era no início! Por isso, então, é que falamos em re-vita-lização! Vita em Latim é vida. Assim, revitalizar é a ação de buscar de volta a vida que se perdeu em algum lugar, período ou época.
Inhoudsopgave
Prefácio – Jorge Henrique Barro
1 – Igreja: é preciso revitalizar – Leandro Silva Virginio
2 – Novos líderes para um novo tempo: revitalizando a liderança eclesiástica – Marcelo França
3 – Um discurso contextualizado: revitalizando a pregação – Valtenci Oliveira
4 – O crescimento conceitual da igreja e a revitalização da educação teológica hoje – Rosenaide Mendes
5 – Um novo homem, uma nova mulher: revitalizando o discipulado cristão – Marcos Mendes
6 – Qual a tarefa da igreja hoje? Revitalizando a missão – Renildo Diniz
7 – Uma igreja para a cidade: revitalizando e sendo revitalizado para revitalizar a cidade – Manoel Araújo
Posfácio – Ronaldo Lidório
Over de auteur
Leandro Silva Virginio
Presidente da Missão ALEF. Graduado nacional em liderança avançada pelo Haggai Institute. Selecionado por Lausanne para o YLG – Young Leaders Gathering em agosto/16 na Indonésia. Integra a iniciativa global ‘Indivíduos Inspirados’. Leandro e sua esposa, Adryelle, são missionários da Action International Ministries, servindo no Nordeste Brasileiro.
Marcos Mendes
Pastor dirigente da congregação da ADPaz no bairro Potengi, em Natal-RN e 1º Secretário da Missão ALEF. Mestre em Ciências Sociais e Especialista em Direitos Humanos, Segurança Pública e Cidadania. Casado com Rose há 30 anos, é pai de Debora, Juliana e Marcos Filho.
Renildo Diniz
Pastor da Igreja Batista Esperança, em Natal-RN. Cursou Teologia no Seminário e Instituto Batista Bereiano, graduado em Ciências Sociais pela UFRN, com curso em Liderança pelo Seminário Nacional de Liderança Avançada pelo Instituto Haggai. Vice-Presidente da Missão ALEF, é casado com Micheline Batista e pai de Micael e Bernardo.
Valtenci Oliveira
Valtenci Oliveira, pastor, atual Presidente da OPBB/RN; Mestre em Ciências da Religião; Especialista em Teologia Bíblica; Especialista em Teologia Bíblica e Sistemática Pastoral; Bacharel em Teologia; Licenciado em Filosofia.