Neste livro, os autores fundamentam propostas para o professor alfabetizar letrando com os seguintes gêneros da tradição oral: provérbios, fábulas, parlendas, cantigas, quadrinhas, mitos, adivinhas, lendas e contos tradicionais. Com esse objetivo, destacam a importância do respeito à fala do aluno, abordam os aspectos lúdicos destes gêneros, traçam um breve panorama das relações da literatura infantil com a tradição oral, e descrevem o histórico da desvalorização da oralidade no Ocidente, defendendo a importância da tradição oral e da valorização do convívio intergeracional que lhe é ineren
Over de auteur
Fabiano Moraes é graduado em Letras mestre em Linguistica, doutorado em Educação, professor substituto na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pesquisador associado da Associação de Leitura do Brasil e da Cátedra Unesco de Leitura, diretor de Comunicação do Instituto Conta Brasil, idealizador do site Roda de Histórias (premiado pelo Ministério da Cultura [Min C]), escritor e narrador. Co-organizou Histórias de quem conta histórias, pela Cortez Editora.
Lenice Gomes é professora e narradora de histórias, especialista em literatura infantojuvenil. Ministra oficinas, cursos e palestras em eventos nacionais e internacionais. Publicou mais de trinta livros (alguns altamente recomendáveis pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil [FNLIJ]). Co-organizou o livro Histórias de quem conta histórias ( Cortez Editora ). É curadora dos projetos Cia. Palavras Andarilhas e Noites de Histórias. É conselheira do Instituto Conta Brasil.
Blog: palavrasandarilhasrecife.blogspot.com