este primeiro volume da coleção Segredos da Vida, Marcelo Gleiser convida Mario Sergio Cortella a conversar sobre tempo, filosofia, criatividade, livre-arbítrio e ética, entre outros assuntos fundamentais.
Neste livro-conversa, Marcelo Gleiser e Mario Sergio Cortella examinam a fundo questões que nos remetem ao passado, às origens da filosofia, ao questionamento do que significa viver com humanidade, conscientemente, com um senso moral maior, que celebre o respeito pelo outro. Os dois pensadores fazem um passeio iluminado por 3 mil anos de conhecimento, incluindo filosofia, história, religião e ciência, na busca por compreender o maior dos mistérios: o que significa ser humano, ser um animal capaz de imaginar o infinito e contemplar a eternidade.
Somos criaturas do tempo. Nascemos, vivemos, morremos, somos (ou não) lembrados. Viver bem é saber viver com o tempo, saber saborear o que a vida lhe oferece. Mas não de forma passiva. Viver é uma ação, e saber viver requer ação com paixão. Mas de onde vem este ímpeto de viver? O que nos faz acordar todos os dias com um senso de missão a cumprir?
O tempo e a vida é um convite à reflexão do que realmente importa na vida, daquilo que nos eleva a um patamar diferenciado de sabedoria. Devemos estar sempre prontos a aprender, com a humildade dos que sabem que pouco sabem e a curiosidade insaciável de uma criança que acredita no amanhã.
Over de auteur
Marcelo Gleiseré cientista de renome mundial e professor titular de filosofia natural e de física e astronomia na Dartmouth College. É autor, entre outros livros, de A ilha do conhecimento, Criação imperfeita, A dança do universo, O fim da Terra e do Céu e A simples beleza do inesperado, os três últimos vencedores do Prêmio Jabuti. Foi articulista da Folha de S.Paulo e participa frequentemente de documentários para a TV no Brasil e no exterior. Em 2019, foi o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Templeton, considerado o ‘Nobel da espiritualidade’, um dos mais prestigiosos do mundo.
Mario Sergio Cortella nasceu em 1954, em Londrina, interior do Paraná. Quando tinha 13 anos, mudou-se com a família para São Paulo, onde vive até hoje. Casou-se e teve dois filhos e uma filha, que de desdobraram (por enquanto) em dois netos e duas netas. Formou-se em Filosofia e fez mestrado e doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual começou a dar aulas em 1977, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; nela se aposentou como professor titular 35 anos depois. Professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e do GVpec da FGV-SP (entre 1997 e 2009), foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992). É comentarista e colunista em programas de rádio e televisão, além de ter presença constante nas mídias digitais e redes sociais (com mais de 16 milhões de seguidores). É autor, até 2022, de 47 livros publicados no Brasil e no exterior.