Neste importante trabalho, Mário expõe em uma pesquisa inédita os debates e interesses em torno da implantação da legislação de defesa da concorrência no Brasil. O leitor tem em mãos um livro fundamental que traz luz para todo um período da história brasileira que não pode ser esquecido ou menosprezado. Gilberto Bercovici (Professor Titular da Faculdade de Direito da USP)
O livro tem duas grandes virtudes: relevância e rigor analítico. Traz pesquisa inédita de história legislativa do direito concorrencial brasileiro e questiona o que se costumou chamar de ‘revolução do antitruste’ dos anos 90. Leitura obrigatória tanto para operadores do Direito quanto para economistas que atuam na área. Ana Paula Martinez (Advogada)
Ao recuperar a trajetória do antitruste no Brasil entre as décadas de 1930 e 1960, Mário Cabral evidencia que a compreensão das inovações institucionais deve ser mediada pelo mercado de ideias econômicas internacionais e pelo ambiente da economia política nacional. O antitruste no Brasil não foi formulado num vazio teórico, mas sim no embate das ideias jurídicas e econômicas de seu tempo. Alexandre Macchione Saes (Professor do Departamento de Economia da FEA/USP)
Over de auteur
Doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante na Universidade de Iowa. Advogado.