Neste ensaio publicado exclusivamente em formato digital, o médico psiquiatra e professor de psicologia geral na Universidade della Basilicata (Itália), Mauro Maldonato, aborda os temas da criação e da improvisação. ‘Improvisação: a revelação do inesperado’ parte do universo da música, com destaque para o jazz e para as composições eruditas, para abordar os processos e percursos, entre o inconsciente e a consciência, envolvidos no ato de improvisar. Como resume o autor: ‘(…) quer se trate de música erudita ou de jazz, a improvisação é um tema clássico projetado no futuro. A improvisação desmascara o equívoco segundo o qual a criação musical é regida por regras férreas que a tornariam única.’
Over de auteur
Mauro Maldonato é médico psiquiatra. Professor de psicologia geral na Universidade della Basilicata (Potenza, Itália), estudou na Universidade La Sapienza (Roma), na Federico II (Nápoles), na London School of Economics (Londres) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).
Foi professor visitante na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na Universidade de São Paulo (USP) e na Duke University (EUA), onde dirige o Cognitive Science Studies for the Research Group. Diretor científico da Settimana Internazionale della Ricerca, é autor e curador de livros e artigos científicos publicados em diversos idiomas.
No Brasil, é colaborador das revistas Scientific American Brasil e Mente & Cérebro, além de pesquisador convidado do Núcleo de Estudos Africanos do Laboratório de Teoria da História do Departamento de História da USP.
Recebeu o prêmio Vasco Prado para as Artes e as Ciências, promovido pela Universidade de Passo Fundo durante a XI Jornada Nacional de Literatura, em 2005. Em 2012, foi agraciado com o prêmio internacional Conference on Time pela Universidade dos Emirados Árabes.