Este livro explora os ‘sonhos contratransferenciais’ de alguns dos formadores de símbolos inspirados que exerceram maior influência na formação da perspectiva estética moderna no pensamento psicanalítico, incluindo Shakespeare, Milton, Keats, Homero e Sófocles. A conclusão apresenta uma discussão dos trabalhos autobiográficos de Bion, que são a expressão final de sua própria concepção do modelo estético.
‘Homero e Milton não estavam escrevendo ‘poesia’. Eles estavam escrevendo ‘a sério’. Eles escreveram poesia por esta
ser a maneira mais séria de escrever.’
-W. R. Bion
‘O vale da feitura da alma promete se tornar o texto para o pensamento pós-kleiniano… e o desfecho disso será o estabelecimento de Melanie Klein como a primeira ‘pós-kleiniana’.’
-Donald Meltzer
Over de auteur
Meg Harris Williams é uma escritora e artista plástica em contínua formação psicanalítica; sua mãe foi Martha Harris, da Clínica Tavistock, e seu padrasto, Donald Meltzer. Cursou Inglês nas universidades de Cambridge e Oxford e seu primeiro livro a unir as epistemologias poética e psicanalítica foi Inspiration in Milton and Keats (1981). Desde então, ela continuou a escrever sobre as origens poéticas do pensamento psicanalítico e as implicações estéticas para a psicanálise em muitos livros e artigos, incluindo The vale of soul- -making e Bion’s dream [O sonho de Bion]. É editora das publicações do Harris Meltzer Trust.