Um livro criado por 4 especialistas da área de eletrônica, este livro visa mostrar ao leitor, todas as etapas de produção de produtos eletrônicos, da ideia à prateleira, passando pelas etapas de prototipagem, testes, homologações, taxas e importações, pesquisa de mercado, marketing técnico, suporte ao atendimento técnico de reparos e visão de mercado tecnológico. Uma obra para ter uma visão global de quais as táticas corretas para desenvolver produtos eletrônicos para o mercado Brasileiro.
Inhoudsopgave
INSPIRAÇÃO & INOVAÇÃO
A Palavra é Inovar
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Fazendo corretamente a Pesquisa
Qual Tecnologia ou Ferramenta Usar no Projeto?
PROTOTIPAGEM E TESTES
A Prototipagem e os Testes
Normas, Homologações, Certificados e Afins
PRODUÇÃO
Fabricação de PCBs
Projeto de Hardware para Manufatura
Caminhos para Importações
A Fabricação de um Novo Produto
MARKETING, VENDAS E SUPORTE TÉCNICO
Canais de Distribuição, Tração e de Vendas
Pós-Vendas: Proximidade e Entendimento do Cliente
Planejando o Service de seu Produto
UM POUCO DE HISTÓRIA
A História do Portal Embarcados
A História do Portal INCB
Sobre os Autores
Anexos
Over de auteur
Fábio Souza
Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e Io T para o Brasil. Também atua no ensino eletrônico e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware. Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas.
Newton C. Braga
Um dos maiores escritores sobre tecnologia do mundo, com livros em diversos idiomas, Newton C. Braga é uma das maiores autoridades no ensino de tecnologia. Foi diretor técnico das Revistas Saber Eletrônica e Eletrônica Total durante anos, e hoje é CEO do Instituto que leva o seu nome, onde diversos engenheiros podem compartilhar ideias e projetos sobre tecnologia, tanto em português, como espanhol e inglês. A quantidade de livros lançados no mundo é tão grande que não caberiam nas primeiras páginas deste livro, assim como também os seus títulos e trabalhos, por isso, se deseja conhecer mais sobre ele, é só dar uma ‘Googada’ digitando ‘Newton C Braga’, obtendo mais de 126 mil páginas sobre ele.
Renato Paiotti
Há mais de 20 anos trabalhando com o mestre Newton C. Braga na produção de livros e artigos técnicos, é formado em Programação pela USJT. Atuou como escritor e produtor nas Revistas Saber Eletrônica, Eletrônica Total, Mecatrônica Fácil, Mecatrônica Atual e Revista PC&Cia, além de coordenar os mais de 160 livros do INCB. Hoje atua como Diretor do Instituto Newton C. Braga e membro do Grupo Arduino Brasil.
Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, Thiago já contabiliza 17 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Thiago é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2002. Fez seu mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo programa Ciências Sem Fronteiras, com a CAPES sendo a instituição responsável pelo fomento da bolsa de Mestrado, com a dissertação sobre projetos de sistemas digitais, com o título Reconfigurable Model for RISC Processors. É doutorando do departamento de políticas científicas e tecnológicas da Unicamp no tema relacionado a Smart Cities. Atualmente lidera boa parte das operações do Embarcados, Grande Portal em sistemas eletrônicos e Internet das Coisas no Brasil, onde busca levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Também é Diretor do Fórum Brasileiro de Io T. No Laboratório Hacker de Campinas é um dos entusiastas de novas tecnologias e apoia iniciativas da comunidade. As áreas de interesse são: Internet das Coisas, Inteligência Artificial, projetos de inovação tecnológica, sistemas embarcados, arquiteturas de computadores, sistemas inteligentes autônomos, cidades inteligentes, hardware, firmware e hacking.