Como será o futuro pós coronavírus?
Em seu novo livro, Noam Chomsky alerta sobre as grandes ameaças à sobrevivência do planeta. Reconhecido como um dos principais intelectuais contemporâneos, defensor ferrenho da democracia e crítico da política externa dos Estados Unidos e do poder global das grandes corporações, Chomsky mostra-se preocupado com o futuro e explica detalhadamente o porquê. Segundo ele, os estados nacionais não têm mais a capacidade para controlar o futuro e preservar o planeta. Só movimentos populares vão conseguir acordos mundiais em defesa do clima e da paz.
Como este livro foi originalmente escrito antes do coronavírus, oferecemos na edição brasileira um prefácio onde Chomsky comenta como a pandemia vai alterar a ordem política e econômica global. Também questiona por que a indústria farmacêutica não se preocupou em fazer uma vacina contra este tipo de vírus depois do SARS. Quanto ao futuro, ele acredita que, se por um lado, talvez haja uma emergência de estados autoritários, por outro a sociedade pode exigir uma reforma em favor da assistência universal à saúde e a emergência do estado de bem-estar social.
Over de auteur
Noam Chomsky é autor de inúmeras obras sobre política que se tornaram best-sellers e referências em todo o mundo. Professor emérito de linguística e filosofia do MIT, é considerado o teórico que revolucionou a linguística moderna. Chomsky também é conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica à política externa dos Estados Unidos. Ele se descreve como um socialista libertário. É autor do best-seller Quem manda no mundo?, publicado no Brasil pela Editora Planeta.