Como resultado de sua atuação no campo da educação matemática crítica, Ole Skovsmose reuniu nessa obra cinco artigos que discutem questões centrais do processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de criar oportunidades para o envolvimento dos estudantes, o autor trabalha com o conceito de cenários para investigação. Ao propor esses cenários, o professor terá a experiência de transpor uma zona de risco, caracterizada pela imprevisibilidade dos acontecimentos, mas ao mesmo tempo cheia de oportunidades de aprendizagem e reflexão.
A obra ainda discute como a matemática faz parte de muitas outras práticas, com base na ideia de matemática em ação. Como qualquer outra ação, aquelas que envolvem a matemática também precisam de uma reflexão crítica. Assim, o leitor é convidado a explorar uma educação matemática voltada para o futuro, exercitando sua cidadania. – Papirus Editora
Inhoudsopgave
INTRODUÇÃO
1. CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO
2. RISCOS TRAZEM CONSIGO POSSIBILIDADES
Miriam Godoy Penteado e
Ole Skovsmose
3. DESAFIOS DA REFLEXÃO
4. RACIONALIDADE SOB SUSPEITA
5. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA RUMO AO FUTURO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Over de auteur
Ole Skovsmose é mestre em Matemática e Filosofia pela Universidade de Copenhague (1975) e doutor em Educação Matemática pela Royal Danish School of Education Studies (1982). Professor aposentado no Department of Learning and Philosophy da Universidade de Aalborg, Dinamarca, hoje vive a maior parte do tempo no Brasil, onde leciona no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro.
Pesquisador com especial interesse na educação matemática crítica, tem desenvolvido noções como: cenários para investigação, matemática em ação, foreground dos estudantes e guetorização. Já publicou mais de 20 livros em vários idiomas e mais de uma centena de artigos em periódicos importantes na área de educação matemática.