Junto às publicações marxistas anglofonas como New Politics, Catalyst e Specter, a presente pesquisa baseou-se também em três sites chineses – Chuang, Gongchao e Lausan – plataformas voltadas a documentar o movimento social e a esquerda socialista no país.
Chuang 闯 – https://chuangcn.org/
Em mandarim, significa libertar-se; atacar; avançar; forçar a entrada; agir impetuosamente – é um coletivo de comunistas que considera a “questão chinesa” de relevância central para as contradições do sistema econômico mundial e seu potencial de superação. O coletivo, que publica uma revista e blog epônimo, ambiciona formular um corpo de ideias claras sobre teoria, capazes de entender a China contemporânea e suas trajetórias potenciais.
Lausan 於流傘 – https://lausan.hk/
傘 (“san”) é caractere chinês para guarda-chuva, referência crítica da relação do coletivo com os movimentos sociais de Hong Kong; 於流 é também homófono de 流散 (decentralizado/diáspora) em referencia a dispersão da população de Hong Kong pelo mundo – é um coletivo criado como ponto de apoio à esquerda de Hong Kong. Espremido entre a rivalidade interimperial dos EUA e da China, Hong Kong é ponto estratégico para uma crítica ao nacionalismo, à extração neoliberal, e a forma Estado-Nação, dentro da ilha e fora dela. Dado o caráter internacional de seu recorte, o coletivo acredita que uma imaginação radical do futuro de Hong Kong deve se centrar na solidariedade acima das fronteiras baseada na luta de classes, justiça migratória, antirracismo e feminismo.
Gongchao 工潮 – https://www.gongchao.org/
Significa, em mandarim, greve, movimento grevista, onda ou mobilização de trabalhadores – foi criado em setembro de 2008 como um projeto para pesquisar e documentar mobilizações e conflitos sociais chineses na perspectiva da luta de classes, migração e gênero. Seu site, baseado na tradução de livros e artigos, oferece textos analíticos e narrativas dos trabalhadores em diversas línguas.
1 Ebooks door Pun Ngai |.
Yige Dong & Eli Friedman: A Questão Chinesa
Existem múltiplas linhas de conflito na sociedade chinesa derivadas da hierarquia étnica e da opressão de gênero, ao mesmo tempo a transição da China ao capitalismo nos últimos quarenta anos também d …
EPUB
Portugees
DRM
€5.99