Eleito pelo The Times como um dos cem melhores livros de crime desde 1945. Abrangendo as ruas geladas de Reykjavik, as terras altas da Islândia e os fiordes frios e isolados, A Escuridão é um thriller emocionante de Ragnar Jónasson, o melhor nome do Noir Nórdico.
O corpo de uma jovem russa aparece em uma remota praia da Islândia. Ela veio em busca de segurança, mas, em vez disso, encontrou sua sepultura. Uma investigação policial malfeita determina a morte como suicídio e o caso é encerrado.
Contudo, quando a detetive-inspetora Hulda Hermannsdóttir, da polícia de Reykjavik, é forçada a se aposentar mais cedo, ela é informada de que pode investigar um último caso — e ela sabe qual escolher. Hulda decide investigar a história da jovem mulher russa cuja esperança de asilo terminou na costa fria e escura de um país desconhecido. Logo a detetive descobre que outra jovem desapareceu ao mesmo tempo e que ninguém está contando a história toda para ela. Até seus colegas da polícia parecem determinados a frear sua investigação. Enquanto isso, o relógio está correndo.
Hulda encontrará o assassino, mesmo que isso signifique colocar sua própria vida em perigo.
Over de auteur
Ragnar Jónasson nasceu em Reykjavík, na Islândia, em 1976. Trabalhou como tradutor, professor, repórter e advogado. Em 2013, organizou o primeiro festival islandês de ficção policial, o Iceland Noir. A carreira de escritor começou com a publicação de contos em pequenas revistas literárias alemãs, inglesas e islandesas, porém, o sucesso de público e crítica levaram seus livros a mais de trinta países. ‘A Escuridão’, primeira parte da trilogia Hulda, marca sua estreia no Brasil.