A Viúva e o Papagaio é um encantador conto infantil e juvenil, cujos temas principais são o amor pelos animais e uma lição para a vida toda. Foi escrito por Virginia Woolf (1882-1941), uma das mais célebres escritoras da literatura universal, para ser incluído no jornal de seus sobrinhos, que produziam exemplares diariamente para a família, e continha ilustrações, reportagens e entrevistas, quase como um jornal de verdade.
O livro conta a história de uma simpática viúva que herda uma casa em ruínas e um astuto papagaio, que guarda um grande segredo. Por meio do talento da autora e sua capacidade de construir histórias intrigantes, o suspense é mantido ao longo da narrativa. A n Versinhos traz a versão bilíngue dessa obra com belas ilustrações de Simone Matias. A Viúva e o Papagaio é uma leitura essencial para todas as idades e que os amantes da boa literatura deveriam ter em suas bibliotecas.
Over de auteur
Virginia Woolf nasceu em Londres em 25 de janeiro de 1882, filha de Sir Leslie Stephen, escritor e historiador ilustre da Inglaterra vitoriana. Desde cedo ligada a grupos de intelectuais, casou em 1912 com Leonard Woolf e com ele fundou a editora Hogarth Press, responsável pela revelação de autores como Katherine Mansfield e T. S. Eliot e pela publicação das suas próprias obras. Reconhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo britânico, destacam-se entre os seus trabalhos os romances Mrs. Dalloway (1925), Orlando (1928) e As Ondas (1931), assim como o ensaio Um Quarto que Seja Seu (1929).