>> Busca de dados em redes sociais
>> Novo capítulo sobre fake news
>> Novas ferramentas de pesquisa no ambiente digital
O conteúdo inicial do livro 'Inteligência Digital’ (primeira edição) foi transformado em 'Investigação Digital em Fontes Abertas’ (segunda edição), voltando agora, na terceira edição, a ampliar a possibilidade de leitura e o uso das ferramentas propostas e destacadas, especialmente voltadas às áreas de Inteligência e de Investigação Criminal.
O livro tem o objetivo de fazer com que o leitor encontre dados que podem auxiliá-lo nos processos de execução de qualquer investigação moderna, em especial a criminal, além de permitir a produção de conhecimentos para os profissionais de Inteligência de Segurança Pública, em especial a Inteligência Policial Judiciária. Também pode servir a outros profissionais, como jornalistas e estudiosos da Internet e de suas relações com outras áreas, culturais, sociais e jurídicas.
Nesta nova edição foram incluídos alguns tópicos extremamente importantes, como o uso das fontes abertas e sua relação com grandes eventos (por exemplo, as Olimpíadas no Brasil) e com as fake news.
Spis treści
1. Introdução ao Tema Inteligência Digital
2. O Crime e as Fontes Abertas
3. A Internet como Fonte Aberta para Produção de Conhecimentos
4. Fontes Abertas e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
5. Fake News e o Emprego de Fontes Abertas
6. Sites de Fontes Abertas Úteis e Indicados
7. Validade Jurídica das Evidências Digitais Colhidas na Web
Referências
O autorze
Alesandro Gonçalves Barreto: Delegado de Polícial Civil do estado do Piauí. Gestor da NUFA – Núcleo de Fontes Abertas – da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Emerson Wendt: Delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e Doutorando em Direito pela Universidade La Salle Canoas-RS. Ex-Chefe de Polícia da Polícia Civil do RS e ex-Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC). Foi Diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande
do Sul. Professor de vários cursos de Pós-Graduação e de Academias de Polícia Civil.