Nesta obra pioneira, Alexander Lowen explica como os indivíduos negam a realidade, as necessidades e os sentimentos do corpo. Essa negação acaba por desenvolver a cisão entre mente e corpo, gerando um ego sobrecarregado e obcecado com o pensar – sempre em detrimento do sentir e do existir.
Aqui, Lowen elucida os fatores energéticos que produzem e mantêm tal cisão e apresenta técnicas terapêuticas comprovadamente eficazes para resolver o problema. Por meio de profundas reflexões e da análise de casos reais, o autor também traça um paralelo entre a dualidade corpo-mente nos indivíduos e nossa separação da natureza.
O autorze
Alexander Lowen (1910-2008), médico e psicoterapeuta nascido nos Estados Unidos, foi o pai da bioenergética, linha terapêutica que desenvolveu com John Pierrakos. Fundador do International Institute for Bioenergetic Analysis, Lowen inspirou diversas modalidades psicoterapêuticas corpo-mente. Seu legado abrange a Lowen Foundation – dedicada à disseminação da bioenergética e ao treinamento de profissionais – e 14 livros, que já foram traduzidos para diversas línguas.