A sociologia da infância no Brasil problematiza todas as formas de colonialismo, entre elas a educação da criança desde bem pequena. Este livro oferece elementos para a discussão dos discursos que pretendem construir verdades absolutas sobre as infâncias e para rejeitar a arrogância da certeza teórica que se pretende homogênea. Afinal, quem são as crianças brasileiras? Como vivem suas infâncias? Como estão participando da construção da nossa sociedade? Quais seus desejos, suas necessidades, seus sonhos, seus conflitos, suas vontades? No desafio de tentar responder essas e outras questões, este livro pretende contribuir para a construção do campo da sociologia da infância no Brasil, já em curso desde 1947 com 'As 'trocinhas’ do Bom Retiro’, de Florestan Fernandes e, explorar a questão das especificidades e da diversidade que as crianças brasileiras nos apresentam em relação a classes sociais, gênero, raça e etnia.
O autorze
Ana Lúcia Goulart de Faria é professora e coordenadora do Subgrupo de educação Infantil do GEPEDISC da Faculdade de Educação da Unicamp.
Daniela Finco é professora do curso de pedagogia da Escola de Filosofia, Letras e ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos-SP. Doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP.