O livro Educação como prática da diferença envolve a articulação entre passado, presente e futuro no âmbito de experiências, construções e pensamentos produzidos por pesquisadores preocupados com as mudanças sociais em curso nas quais o reconhecimento das diferenças aparece como central para a conquista de direitos. Nosso objetivo é que ele seja mais um instrumento para a educação das relações étnico-raciais a partir do reconhecimento e da valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, garantia de seus direitos de cidadãos, reconhecimento e igual valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas.
O autorze
Anete Abramowicz – Socióloga. Doutora em educação. Pós-doutorado em sociologia da infância. Professora titular da Faculdade de Educação da USP. Professora titular sênior do Centro de Educação e Ciências Humanas da Ufscar. Bolsista produtividade do CNPq 1B.
Lucia Maria de Assunção Barbosa – Professora da Universidade de Brasília (Un B). Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Un B) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Suas pesquisas estão voltadas para formação de professores, educação para as relações étnico-raciais, português para estrangeiros, acolhimento no contexto de migrações internacionais contemporâneas.
Valter Roberto Silvério – Professor titular de sociologia do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Pesquisador do CNPq. Member of the International Scientific Committee for Volume IX, X and XI of the General History of Africa – GHA – Unesco.