Esta antologia oferece um panorama inédito da poesia negra feita por mulheres nos Estados Unidos no século XX, reunindo dezenove poetas com uma amostra significativa de suas produções e linguagens. Ao lado de nomes já reverenciados no Brasil, como Audre Lorde, Maya Angelou, bell hooks e Alice Walker, estão poetas ainda pouco conhecidas que constituem o canône da literatura negra mundial. Caso das pioneiras Angelina Weld Grimké, Gwendolyn Bennett e Gwendolyn Brooks, e representantes da poesia falada e engajada, como Jayne Cortez e Amina Baraka, que despontaram nos anos 1960 e 1970. Período de grande efervescência da cultura negra nos Estados Unidos, as décadas do Black Arts Movement e do Black Power coincidem, não por acaso, com as primeiras publicações das sólidas carreiras de grande parte dessas poetas, como Lucille Clifton, Nikki Giovanni, Pat Parker e June Jordan, seguidas por autoras como Cheryl Clarke, Nikky Finney, Wanda Coleman e ainda as premiadíssimas Harryette Mullen, Rita Dove e Sonia Sanchez.
Organizado por Lubi Prates, 'Você lembrará seus nomes’ conta com um time de tradutoras negras brasileiras renomadas, sendo a maior parte delas também poetas, além de pequenas biografias das autoras reunidas, contextualizando suas vidas e obras.
O autorze
Lubi Prates (São Paulo, 7 de novembro de 1986) é uma poeta, editora, tradutora, curadora e psicóloga brasileira. Foi finalista do 61º Prêmio Jabuti e do 4º Prêmio Rio de Literatura, com o livro 'um corpo negro’ (2018), anteriormente selecionado para criação e publicação de poesia pelo Programa de Apoio Cultural (Pro AC), da Secretaria de Cultura do governo do estado de São Paulo.