’Das muitas formas de se viajar à Coreia, 'Contos Fantásticos Coreanos’ oferece oferece uma das mais mágicas de todas: a leitura de contos. A cada página, cada capítulo, o leitor poderá mergulhar mais e mais nesse mundo tão curioso e místico.
Através das linhas escritas por Im Bang e Yi Ryuk e traduzidas primeiramente em inglês por J. S. Gale e agora em português por Ana Ramuski, Felipe Medeiros e Lua Cyríaco, o leitor não só viajará pelo mundo fantástico e assombrado das mais variadas lendas coreanas – desde sacerdotes iluminados a gatos selvagens -, mas também viajará pela cultura tradicional e pela história de homens ilustres e acontecimentos marcantes desse país tão distante, inseridos ao final dos contos em notas e esclarecimentos históricos.’
Melina Valente Inácio (prefaciadora)
Neste livro trazemos 55 contos registrados por Im Bang e Yi Riuk, registrados entre os séculos XVII e XVIII, traduzidos e reunidos por J. S. Gale em 1913 em uma edição inédita no Brasil.
O autorze
Im Bang nasceu em 1640, filho de um governador de província. Ele se matriculou pela primeira vez em sua turma em 1660 e se formou em 1663. Era discípulo de Song Si-yol. Em 1719, quando tinha oitenta anos, tornou-se governador de Seul e também ocupou o cargo de secretário do Gabinete. No ano de 1721, ele enfrentou dificuldades com a escolha do herdeiro aparente e, em 1722, devido a um papel que desempenhou em uma perturbação no governo, foi exilado na Coreia do Norte, onde morreu.
Yi Ryuk viveu no reinado do Rei Sejong (quarto rei da dinastia Joseon, reconhecido pela criação do hangul, o alfabeto coreano), matriculado em 1459 e graduado pela primeira vez em 1564. Ele era um homem de muitos cargos e muitas distinções no caminho da excelência literária.