Em poemas e contos curtos, com novo projeto e ilustrações de Mayara Lista, A cor de cada um apresenta Drummond ao público infantil e juvenil.
Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores escritores da literatura brasileira, era mestre em recontar o cotidiano. Nesta nova edição de A cor de cada um, que contém textos adicionais e ilustrações inéditas, as histórias do dia a dia se transformam em deliciosos tesouros literários, selecionados para crianças e adolescentes.
Na primeira parte do livro, 'Mil novecentos e pouco’, os poemas retratam a infância e as relações familiares em uma cidadezinha do interior. A seção seguinte, 'Roendo o tempo’, fala com poesia e lirismo dos problemas típicos das primeiras fases da vida – das brincadeiras de menino ao cotidiano dos colégios e aos amores de juventude.
Por fim, a seção 'A cor de cada um’ reúne ficções curtas sobre: um contador de histórias para o rei; um jardineiro maltratado pelas flores; uma república em que os partidos políticos se diferenciam pelas cores; um menino com fama de mentiroso; um povo distante e com estilo de vida diferente; um futuro onde será Natal o ano inteiro; uma cidade sem meninos; o encontro entre o porteiro Francisco e a cabra Marcolina; os meninos que assistem a um filme de mocinho; dois gatinhos brigando na calçada; reflexões sobre a orelha; e a visita de Pedro, o amigo, de 1 ano de idade, do poeta (na verdade, seu neto Pedro Augusto).
As palavras de Carlos Drummond de Andrade transmitem encantamento, humor e sensibilidade. Este livro é uma ótima chance de crianças e adolescentes de hoje lerem Drummond, conhecerem seu estilo e admirarem sua prosa e sua poesia.
O autorze
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902. Foi poeta, cronista e contista, firmando-se como um dos grandes nomes da literatura brasileira do século XX. Entre outros clássicos, é autor de Alguma poesia, Brejo das almas, Sentimento do mundo, Claro enigma, Fazendeiro do ar e Fala, amendoeira. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1987, aos 84 anos.