Eu te desafio a acreditar – ele disse – mas não tente fazer isso como uma criança. Não existe mais inocência em um coração maculado. É necessário trabalho para destrancar essas portas e voltar a escutar a canção das estrelas.
Tomada por um sonho lúcido, Marina acordou com a suave lembrança de um tempo onde tudo era vivo. Quando o futuro que se imaginou não se realiza e o presente é somente um eco do que já foi o passado, só há uma saída: uma carta de demissão.
A partir dessa decisão, ela começa a ver um círculo azulado, convocando-o para retornar à Comunidade de Rio das Pinhas, onde há dez anos conhecera a luta dos moradores contra a construção de uma usina. Contudo, sua viagem traz à tona muito mais que memórias. Instigada por sucessivos desaparecimentos e um amor que pensava haver deixado na floresta, Nina descortina o portal para outras realidades jamais sonhadas, onde descobre que seu verdadeiro propósito está entrelaçado à história de muita gente.
Uma aventura repleta de aprendizados e desafios, mestres e antagonistas, escolas de conhecimento e paisagens mutantes, onde Nina é convocada a perceber e viver outras camadas do universo. Mas para isso, deverá fazer uma única entrega: abrir mão de uma visão única da realidade e confiar na magia do Grande Mistério.
O autorze
Claudia Pucci Abrahão nasceu mineira, entre montanhas. Subiu numa delas, viu o resto do mundo e saiu em busca de alguma coisa misteriosa. Nesse rumo, descobriu-se humanista, cria do desassossego, ativista irreparável pela construção de novas realidades, e fez das histórias sua morada. Desde sempre, sente escorrer pelos dedos um suor diferente que, se não sai, vira pedra. Então, escreve.
Escritora e cineasta formada pela ECA-USP, transitou dos filmes aos documentários, depois das telas ao teatro. Compartilhou peças com diversas companhias, foi residente do Royal Court Theatre, e viu que os dramas embalados por pele e idioma são os mesmos ao redor do planeta. E, nesse mundo, entrelaçou caminho com um homem de buscas parecidas. Tiveram filhos, três; e pelos olhos deles, o assombro pela vida trouxe à tona o contato com o universo interno e suas infinitas paisagens.
Foi professora de audiovisual na ESPM e, atualmente, ministra cursos e workshops na Casa das Rosas, no SESC e em outros espaços, baseados em sua pesquisa Histórias Libertas.