Qual é o sentido da vida? É uma pergunta recorrente, nunca totalmente aquietada. É a questão decisiva de todo ser humano. Ela não diz respeito a isso ou àquilo, mas à existência como um todo e ao mundo em geral.
Este primeiro volume tratará da questão do sentido em sua problemática geral. Fará isso tanto no plano real, quanto no plano teórico.
O autorze
CLODOVIS BOFF nasceu em Concórdia (SC), em 1944. É frade da Ordem dos Servos
de Maria. Ordenou-se presbítero em 1971. Depois de licenciado em Filosofia (1970), obteve o doutorado em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica), com a tese Teologia e prática, sobre a metodologia da 'Teologia da libertação’ (1976). Foi professor na PUC do Rio de Janeiro, no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), na Faculdade de Teologia N. S. da Assunção de São Paulo (SP), no 'Studium Theologicum’ de Curitiba (PR), e na Pontifícia Faculdade 'Marianum’ de Roma. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus de Curitiba (PR). Mora nessa cidade, onde colabora na Comunidade de formação de sua Ordem, Santa Maria dos Servos, assim como na paróquia Maria Mãe da Igreja. Entre suas obras publicadas, contam-se: Teologia e prática: teologia do político e suas mediações (Vozes, 1978); Como trabalhar com o povo: metodologia do trabalho popular (Vozes, 1984); Como fazer Teologia da Libertação (com L. Boff, Vozes, 1986); Teoria do método teológico (Vozes, 1998); Introdução à mariologia (Vozes, 2004); Mariologia social: o significado da Virgem para a sociedade (Paulus, 2006); A Regra de Santo Agostinho: apresentação e comentários (Vozes, 2009); Dogmas marianos: síntese catequético-pastoral (Ave-Maria, 2010); Escatologia: breve tratado teológico-pastoral (Ave-Maria, 2012); além de numerosos artigos.