Coletânea exclusiva de contos do autor de O amante de Lady Chatterley.
Nesta coletânea exclusiva, estão incluídos os seguintes contos: 'As filhas do pastor’, 'O espinho na carne’, 'Um estilhaço de vitral’, 'O oficial prussiano’ e 'O cigano’. Este último, que dá título ao livro, surpreende pela lucidez do ponto de vista do autor, ainda na década de 1920. É por meio da história da jovem Yvette, filha do vigário, oprimida pela avó e pelas tias e pressionada pelo homem que quer lhe desposar, que Lawrence questiona o posicionamento da sociedade. Quando a moça sai de sua rotina e permite-se ter sentimentos por um misterioso cigano que cruzou seu caminho, suas crenças são colocadas em xeque e ela compreende ser protagonista de sua própria vida.
O desejo permeia todas as histórias, aparecendo como importante direcionamento na vida dos personagens. Lawrence retrata o sexo como algo natural, parte da essência humana e que conecta o homem à natureza, tendo por isso sido considerado imoral pela sociedade da época. Sua obra, muito mais profunda do que a obscenidade à que foi reduzida então, traz ainda questionamentos de caráter social e o contraste da industrialização com a vida no campo e com as tradições.
Mesmo tendo sido escrita no início do século XX, a obra de D. H. Lawrence permanece atual e instigante.
'D. H. Lawrence sempre esteve à frente de seu tempo em questões de gênero e se revelou muito perspicaz sobre o comportamento sexual dos seus personagens.’ – Andrew Harrison, autor de The Life of D. H. Lawrence e diretor do D. H. Lawrence Research Centre
O autorze
David Herbert Lawrence (1885‑1930) foi um dos mais relevantes e polêmicos autores do seu tempo. A importância da sexualidade nas relações humanas, bem como a influência das classes sociais nos relacionamentos afetivos, permeou sua obra. Seus romances mais famosos são Mulheres apaixonadas e O amante de Lady Chatterley, sendo que este último foi publicado clandestinamente em 1928, na França, e sua circulação foi proibida na Inglaterra até 1960, quando o livro saiu vitorioso de uma grande batalha judicial. A obra rendeu diversas adaptações para cinema e teatro. Com o tempo, a literatura de D. H. Lawrence ganhou prestígio, tornando‑se uma das mais interessantes crônicas sobre questões de gênero, sexo e afeto na sociedade britânica nas primeiras décadas do século XX.