Todo e qualquer conhecimento pode nascer na palavra literária – território das mais instigantes formas de acesso ao mundo e, por extensão, ao imaginário. A modernidade impõe desafios; as formas de educar buscam caminhos e alternativas que auxiliem a formação de um novo homem que esteja mais afeito às imprevisibilidades do devir. Toda transformação deve levar em conta a rapidez dos novos tempos, por isso a tecnologia estimula, facilita e desafia o percurso a ser trilhado. Qual é a função do professor nesse espaço que se convencionou chamar de sala de aula? As quatro paredes há muito passaram a ser questionadas. É preciso abrir portas e janelas, derrubar muros, ultrapassar fronteiras, enfim, permitir ver e viver a diversidade. O eu e o outro precisam ser confrontados; (re)descobrirem-se mutuamente. O isolamento já se mostrou nefasto como prática do eu.
Spis treści
Apresentação Meu amigo, o leitor: marcas para o leitor que eu imagino O que é qualidade no ensino da literatura?Encontro sensível e visível no estatuto da literatura infantil e juvenil Literatura infantojuvenil e ensino: complexidades contemporâneas Da mobilidade do olhar à plasticidade das ideias: uma trilha pela literatura infantil Desencontros da palavra com a imagem Literatura e educação: o lugar do leitor Literatura para crianças e jovens no universo escolar: da estética à humanística Nós que ensinamos literatura Literatura infantil digital e impressa: possibilidades não excludentes na formação de leitores Qualificação, financiamento e gestão: as políticas públicas e o ensino da literatura Literatura e leitura subjetiva: dilemas do ensino ou ensino de dilemas?Literatura e ensino: do colo às licenciaturas Literatura juvenil brasileira contemporânea: breve panorama
O autorze
DIANA NAVAS
é doutora em Literatura Portuguesa pela USP e professora do PEPG em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, atuando na área de Literatura Portuguesa e Literatura Juvenil.
ELIZABETH CARDOSO
é escritora, doutora em Teoria Literária pela USP e professora do PEPG em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP, atuando nas áreas de Teoria do Romance e Literatura Infantil e Juvenil.
VERA BASTAZIN
é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde também é professora do PEPG em Literatura e Crítica Literária, atuando nas áreas de Teoria Literária e Literatura Comparada.