João-cara-de-milho é expulso de sua aldeia e se separa de sua amada Iluska. Vagando pelas planícies da Hungria, torna-se soldado, salva a filha do rei da França e se torna João Valente. Depois de enfrentar corajosamente muitas dificuldades, consegue encontrar o seu amor. A história, na versão em cordel, foi baseada no famoso poema épico húngaro 'János Vitéz’, do autor Sándor Petöfi, e adaptada por Fábio Sombra que, ao traduzi-lo, se manteve fiel ao enredo original.
O autorze
Escritor, ilustrador e pesquisador da cultura popular brasileira, Fábio Sombra nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1965 e é lá que ainda vive.
Tem 38 livros publicados e suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira como: folias de reis, desafios em versos e cantorias de viola. Seus livros A lenda do violeiro invejoso e Vladimir e o navio voador foram premiados pela FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – com o selo de Altamente recomendável para o jovem.
Fábio Sombra faz parte da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel – e nas horas vagas se dedica a tocar seu instrumento preferido: a viola de 10 cordas.