’Guattari/Kogawa: Autonomia. Rádio Livre. Japão.’ compila entrevistas inéditas de Félix Guattari realizadas por Tetsuo Kogawa, enquanto o pensador francês se encontrava em Tókio, no Japão (entre 1980 e 1981).
Entre a Autonomia, a Psicanálise, as Rádios Livres, o pensamento de Antonio Negri e outros temas políticos relevantes, as afinidades eletivas dos dois pensadores tecem uma trama de diversos nós. Expressam-se aqui dois confidentes que trocam memórias de vidas à luz de um sol de promessas.
Encontro que fez emergir potentes centelhas de dois pensadores autônomos genuínos que trocam mistérios sobre temáticas que os traspassaram ao longo de suas vidas e que, graças à ebulição dos encontros, foram capazes de se materializar, agora, neste livro.
O livro também reúne uma entrevista, realizada pelos tradutores, Anderson Santos e Álan Belém, com Tetsuo Kogawa, 'Rádioarte, esquizoanálise e Japão’, materializada em diversas ondas que ecoam na forma de palavras-projéteis, perfurando a história: para que espiemos, através de seus furos, o pensamento insurgente daqui ao outro lado do mundo.
A obra também reúne traduções, inéditas em português, de textos do filósofo japonês, Tetsuo Kogawa, são eles: 'Tóquio, a orgulhosa’; 'Rádios Livres Populares’; 'Manifesto por uma Rádioarte’; 'Da rádio livre à terapia social, uma história japonesa’; 'Rádio e mini-FM’; 'Patologias sociais e terapias alternativas’; 'Pensando com as mãos: uma outra arte da rádio’; Rádioarte; 'Devir-artista’; 'Uma filosofia do acontecimento’.
Os textos trazidos aqui se espalham em uma miríade de dobras e evocam uma filosofia em constante devir.
O autorze
Félix Guattari (Villeneuve-les-Sablons, 30 de março de 1930 – Cour-Cheverny, 29 de agosto de 1992), foi um filósofo, psicanalista, roteirista e ativista revolucionário. É conhecido principalmente por sua colaboração com Gilles Deleuze, porém produziu um corpus filosófico sólido e prolífico individualmente, relacionando-se a muitas figuras de destaque, como Franco Basaglia, Suely Rolnik e Tetsuo Kogawa.
Tetsuo Kogawa (15 de agosto de 1941), é um performer e professor da Universidade de Tóquio Keizai, além de diretor do Arquivo Goethe de Tóquio. Pesquisador prolífico sobre filosofia, informação, mídia e tecnologia, possui uma atuação contínua na produção de transmissores em ondas FM, trabalho pelo qual é conhecido em países como França e EUA.