Carla, a protagonista desta história, organiza a sua vida ao redor do amor. Faz tudo por amor. Inclusive a imagem que tem de si própria, que depende totalmente se é amada ou não pelo marido. Ela é vítima, pois, do amor romântico aprendido nos filmes, nas canções melódicas, nas novelas com final feliz…
Mas um dia, esse amor se vai, e Carla vê o seu marido, o centro de sua vida, ir embora com outra mulher. E esta seria mais uma história como tantas outras, de um amor não correspondido, de um amor traído, de uma mulher abandonada, trocada por outra mulher…
Mas não é assim que a vida minuciosamente planejada de Carla continua. O corpo de sua funcionária está caído na sala de estar, na porta da entrada do seu apartamento. E junto dele há um celular e um bilhete: ligar para César…
E é aí que a vida de Carla toma um rumo completamente inesperado, e ela começa a revisitar toda a sua vida e descobre que o amor é uma palavra como outra qualquer.
***
Esta seria mais uma história de amor como tantas outras, mas a escrita singular de Francisco Castro, ágil, fluida, complexa, desconstruída, avessa às convenções, que nos confunde e nos confronta, desorganiza tudo aquilo que já lemos, assistimos, ou ouvimos falar sobre o amor. Ao longo da leitura, somos levados por uma torrente de reflexões sobre a felicidade, os sonhos, o amor e suas muitas formas de amar, a finitude da vida, o que é material, tangível e real, o que é ilusório, fantasioso e transitório. E a mente da protagonista e do leitor fundem-se em uma só, trazendo à tona tudo aquilo que sempre tivemos medo de assumir ou perguntar, transformando o amor em uma palavra como outra qualquer.
O autorze
Francisco Castro (Vigo, 1966) é editor e escritor, atualmente CEO da Editorial Galaxia. Foi presidente da Associação Galega do Livro Infantil e Juvenil (Gálix). Ele também é comentarista na imprensa galega e catalã, na rádio e televisão públicas de Galícia. Autor com uma longa história, seu trabalho destaca livros como El niño perro, Memorial de infortunio, Generación perdida, Un bosque lleno de hayas, Spam, Me llamaba Simbad, Tienes hasta las 10 e Iridium. Ele já recebeu praticamente todos os prêmios literários de Galícia e algumas de suas obras entraram na prestigiosa Lista IBBY, que reconhece os melhores livros do mundo no campo da literatura infantil e juvenil. Muitos de seus livros foram traduzidos para o catalão, basco, português do Brasil, italiano e sérvio.