Dias na Birmânia, a obra de George Orwell, é fruto de seus cinco anos de experiência como membro da Polícia Imperial da Índia Britânica na década de 1920. Nesse livro, Orwell oferece uma visão perspicaz sobre a sociedade colonial no Sudeste Asiático, destacando o preconceito e a corrupção que permearam a vida sob o domínio dos colonizadores europeus. Através de sua narrativa, ele revela as injustiças e os efeitos devastadores do sistema colonial, levantando questões profundas sobre poder, exploração e desigualdade. A obra de Orwell é uma poderosa crítica ao legado nefasto do imperialismo e uma reflexão sobre as consequências humanas dessas relações de poder desequilibradas.
O autorze
GEORGE ORWELL é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, nascido em Motihari, Índia britânica, em 1903, e educado na Inglaterra. Trabalhou no exército, seguindo a tradição familiar, foi combatente na Guerra Civil
Espanhola como voluntário e conheceu de perto o regime totalitário de Stálin, muito diferente do socialismo democrático que defendia. Foi membro do Partido Independente e canalizou para a literatura sua voz contra injustiças sociais, marca em obras consagradas como A Revolução dos Bichos e 1984. O autor morreu de tuberculose, em Londres, em 1950.