O 1o Congresso Brasileiro de Teologia Pastoral, organizado pelo Grupo de Pesquisa 'Teologia e Pastoral’, que reuniu pesquisadores/as e estudantes da FAJE, PUC Minas, ISTA, Centro Loyola e outras instituições de ensino e pesquisa em Teologia no Brasil, debruçou-se sobre o tema: 'Discernir a pastoral em tempos de crise: realidade, desafios, tarefas’. Um número significativo de teólogos/as, cientistas da religião, estudantes e agentes de pastoral participou do evento, em formato remoto, em 2021. Os textos reunidos neste livro recolhem parte dos conteúdos das conferências, painéis e seminários, e oferecem ao público brasileiro subsídios importantes para pensar a pastoral hoje no país.
As reflexões ora publicadas possam ajudar nossa Igreja a sentir e a enfrentar os dramas e desafios de nossa sociedade, discernindo os 'sinais dos tempos’, ungindo as feridas, consolando os aflitos, socorrendo os necessitados, reafirmando a dignidade fundamental de todo ser humano, denunciando injustiças e preconceitos, participando das lutas populares por direitos, cuidando da nossa casa comum, alimentando uma esperança ativa e militante. Que elas desinstalem, renovem e revigorem nossa teologia em um movimento constante de 'saída para as periferias’ sociais, existenciais e religiosas, assumindo, a seu modo e com os meios que lhes são próprios, a missão comum de toda a Igreja, que é 'anunciar e tornar presente o Reino de Deus no mundo’.
O autorze
Geraldo De Mori é doutor em teologia pelo Centre Sèvres/Facultés Jésuites de Paris; professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); membro do Grupo de Pesquisa: 'Teologia e Pastoral’ e do Grupo de Santiago (teologia pastoral); membro da Comisión Teológica do CELAM, do Grupo de Análise de Conjuntura Eclesial da CNBB; bolsista do CNPq, membro do Board de editores da Revista Internacional Concilium.