’ONDE ESTÁ A SABEDORIA QUE PERDEMOS COM O CONHECIMENTO?’ — T. S. ELLIOT
Há uma intelectualidade cristã? Qual a finalidade da vida intelectual cristã? Qual é sua singularidade epistemológica e suas fontes? A cultura pós-moderna tende a caricaturar cristãos como um grupo religioso inculto ou obscurantista. Ao contrário do que se imagina, o cristianismo possui uma vasta e rica tradição intelectual. Porém, ela se difere em vários aspectos do modo como nossa cultura aborda o conhecimento.
Diante de uma cultura na qual o conhecimento está a serviço de objetivos de controle, a escola do Messias ocupa-se da educação da mente integrada ao coração. Seu objetivo é formar pessoas que glorificam a Deus, fazem o bem ao próximo e vivem uma vida sábia. O cristão não encontra na razão, mas no Deus Trino – como revelado na criação, nas Escrituras e em Cristo – o ponto de partida e a finalidade de seu envolvimento com qualquer atividade intelectual.
Em A escola do Messias, Igor Miguel apresenta os fundamentos bíblicos e teológicos que alicerçam o cristão em seus estudos, leitura, contemplação, pesquisas e ao criar artefatos culturais e tecnológicos. Qualquer cristão que queira integrar sua vida intelectual, cultural ou acadêmica com a autorrevelação de Deus em Jesus Cristo será muito enriquecido pela leitura desta obra.
O autorze
Igor Miguel é casado com a Juliana, pai do João e da Teresa, cristão reformado, teólogo, pedagogo e mestre em letras (língua hebraica) pela FFLCH/USP. Trabalhou por 6 anos com crianças e adolescentes vulneráveis como educador e consultor educacional em projetos sociais. Especialista em educação cognitiva, educação e vulnerabilidade e educação em contextos de crise. Presidente da AKET (Associação Kuyper de Estudos Transdisciplinares), diretor da ONG e-Missão e pastor na Igreja Esperança em Belo Horizonte – MG.