Em Gosto de África, o escritor Joel Rufino dos Santos, também historiador e professor universitário, recupera lendas, mitos e tradições da cultura negra e os transforma em sete histórias: 'As pérolas de Cadija’, 'O filho de Luísa’, 'A sagrada família’, 'O leão de Mali’, 'Bonsucesso dos pretos’ , 'Bumba meu boi’ e 'A casa da flor’. Contadas por quem sabe cativar o leitor, a narrativa flui com simplicidade, como se saísse da boca dos velhos contadores de história. Uma boa história pode começar de qualquer maneira. Esta começa com uma quitandeira da Bahia… Essa história aconteceu há dez mil anos… No interior do Maranhão tem uma vila… Esta é uma história de vontade. Numa fazenda de gado à beira do rio São Francisco… Através dessas histórias o leitor poderá descobrir outros tempos, outros lugares e valores. E, assim, ter outro olhar para o presente e para o futuro.
O autorze
asceu no Rio de Janeiro em 1941. É doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conhecido a partir de 1960, quando participou da elaboração da revolucionária coleção de livros didáticos 'História Nova’, que o levou algumas vezes aos cárceres da ditadura militar.
Tem incursões em várias formas de expressão escrita, do livro didático ao romance histórico, passando também pelo teatro, pelos roteiros de televisão e pela literatura infantil. Foi subtitular da Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Negras do Estado do Rio de Janeiro (1991-1992) e presidiu a Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura. O historiador e escritor é referência no pensamento e na atuação contra o racismo no Brasil. Rufino foi um dos intelectuais perseguidos, após o Golpe de Estado de 50 anos atrás (1964).
É autor de mais de vinte livros. Pela Global Editora tem publicadas as seguintes obras para crianças e jovens: Ciúme em Céu Azul, Gosto de África – Histórias de Lá e Daqui, O Caçador de Lobisomem, O Presente de Ossanha, Uma Estranha Aventura em Talalai, (com edição em espanhol, Una Extranã Aventura en Talalai). Para adultos tem o ensaio Épuras do Social e a biografia Zumbi.