Atravessando três décadas de luta revolucionária na África, os artigos desta antologia permitem uma visão não apenas de diversas experiências políticas, mas de toda a riqueza e variedade do pensamento marxista africano – apresentado pelos textos e discursos de seus representantes mais radicais. Entre os autores estão Frantz Fanon, Kwame Nkrumah, Amílcar Cabral, Eduardo Mondlane, Samora Machel, Agostinho Neto, Thomas Sankara e Samir Amin.
Os textos abordam temas como o racismo na sociedade de classes, a mentalidade colonial, a idealização do passado africano e a opressão patriarcal no continente, além de questões de tática e organização política; essa antologia oferece ao público algumas perspectivas teóricas que dizem respeito não apenas à Revolução Africana, mas também à própria luta contra o racismo no Brasil capitalista de nossos tempos.
O autorze
Jones Manoel
Pernambucano, filho da Dona Elza e comunista. Começou sua militância na favela onde nasceu construindo o cursinho popular 'Novo Caminho’. Em seguida, passou a militar no movimento estudantil em paralelo ao seu curso de história na UFPE. Anos depois, ingressou nas fileiras da UJC (a juventude do PCB) e hoje atua no movimento sindical e na área da educação popular. Mestre em serviço social, atualmente é professor de história, mantém um canal no You Tube e participa do podcast Revolushow.
Gabriel Landi Fazzio
Gabriel Landi Fazzio é metroviário e advogado trabalhista, bacharel pela USP. Assíduo leitor de Lênin, atua como editor e tradutor no blog Lavra Palavra e milita no Partido Comunista Brasileiro.