(…) A obra que o leitor tem, agora, em mãos representa o antídoto a essas preocupações. De modo inédito na literatura jurídica brasileira, o tema do direito ao esquecimento é enfrentado em uma perspectiva remedial, que se distancia das discussões puramente abstratas que dominam ambos os extremos da bibliografia nacional, para oferecer propostas que garantam segurança e uniformidade na sua aplicação.
Neste 'Direito ao esquecimento e seus mecanismos de tutela na Internet: como alcançar uma proteção real no universo virtual?’, Julia Costa de Oliveira Coelho apresenta verdadeiro receituário de soluções para os problemas mais candentes suscitados na matéria.
Com a visão pragmática herdada de sua bem-sucedida trajetória na advocacia, a autora não cede à tentação das respostas fáceis, promovendo, a partir de um amplo inventário das situações patológicas que o direito ao esquecimento é chamado a responder, uma verdadeira escala de remédios, que vão desde a mera atualização da informação até a sua remoção, passando pela redução, edição e anonimização do conteúdo informativo. Julia enfrenta, ainda, com rara imparcialidade científica, o tema da desindexação total ou parcial em motores de busca, lançando também sobre esse tema atualíssimo o seu ponderado olhar(…).
Trecho do prefácio de Anderson Schreiber.
O autorze
Júlia Costa de Oliveira Coelho
Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (fevereiro de 2019);
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (junho de 2010).
Advogada no Rio de Janeiro.