Após 20 anos de elaboração em 1867 Karl Marx apresenta ao mundo O Capital cujos argumentos embasariam desde agitações políticas movimentos operários até revoluções.
O conceito da luta de classes marcou o desenvolvimento da sociologia da política e da filosofia; na prática iluminou as mentalidades operárias que passaram a se organizar para impedir a crescente exploração por parte dos possuidores dos meios de produção sobre os detentores da força de trabalho.
A Editora Edipro tem satisfação em oferecer ao leitor a tradução condensada e autorizada por Karl Marx em vida, de O Capital, por Gabriel Deville.
Destinado a todo aquele que se interessa pela intrigante relação que tem norteado o curso da história econômica : homem – trabalho – lucro.
O autorze
Karl Marx (1818-1883) foi filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário. Nascido na Prússia, relegou à história obras que contribuíram para as ciências sociais e econômicas, em especial relacionadas ao trabalho e ao modelo de produção capitalista. Estudou nas universidades de Bonn e de Berlim, logo começando uma carreira jornalística em publicações políticas radicais. Em Paris, conheceu Friedrich Engels, que se tornou um grande amigo e seu maior colaborador. Exilado, mudou-se com a família para Londres em 1849 e engajou-se em campanhas de promoção do socialismo, assumindo um papel central na Associação Internacional dos Trabalhadores.
Gabriel Pierre Deville (1854-1940), formado em direito e membro do Partido Trabalhista Francês, foi um dos principais divulgadores do socialismo na França. Foi deputado da Assembleia Nacional Francesa por dois mandatos e ocupou inúmeros cargos diplomáticos. É o autor do único resumo de O capital autorizado por Karl Marx, utilizado como uma ferramenta de propagação de suas ideias entre os operários.
Albano de Moraes tradutor português, foi responsável por uma das primeiras traduções em língua portuguesa de O capital, de Karl Marx, em 1912.