De Kim Stanley Robinson – escritor best-seller do The New York Times e autor de obras-primas da ficção especulativa, como a Trilogia de Marte –, uma nova visão do futuro da cidade de Nova York do século XXII: uma metrópole inundada, mas vibrante
A mais terrível previsão de cientistas de todo o mundo se concretiza: o aquecimento global eleva o nível dos oceanos, submergindo a cidade de Nova York.
Os habitantes da metrópole, no entanto, conseguem se adaptar, e a Grande Maçã segue tão viva e fervilhante como sempre, ainda que de formas inteiramente distintas das de antes. Cada rua é agora um canal; cada arranha-céu, uma ilha. Por meio dos olhos – e dos destinos – de diversos moradores de um prédio da antiga Madison Square, Kim Stanley Robinson nos mostra como uma das maiores cidades do mundo se transformaria após uma catástrofe climática dessa magnitude, no limite entre a utopia e a distopia.
Não seria apenas a cidade a mudar: a humanidade jamais seria a mesma.
O autorze
Kim Stanley Robinson é autor best-seller do The New York Times. É ganhador, entre muitas outras honrarias, da tríade de ouro da ficção especulativa: os prêmios Hugo, Nebula e Locus. Considerado um dos principais autores de ficção científica contemporâneos, escreveu e publicou mais de vinte títulos, incluindo o enorme sucesso da Trilogia de Marte. Em 2008, foi nomeado 'Herói do Meio Ambiente’ pela Time Magazine. Atualmente, trabalha no Instituto de Pesquisa de Sierra Nevada e vive em Davis, no estado da Califórnia, Estados Unidos.