O que Machado de Assis e Lima Barreto, entre outros grandes escritores dos séculos 19 e 20, têm em comum, além dos grandes clássicos? Todos poderiam ser CANCELADOS por publicarem textos com temas e personagens politicamente incorretos.
Esta coletânea de contos é uma homenagem às novas gerações, que têm lutado pela igualdade de gênero, igualdade racial, combate à misoginia e direitos das mulheres; ao mesmo tempo, é uma reflexão sobre a Cultura do Cancelamento, que tem sido implacável com artistas, personalidades e pensadores com opiniões diferentes.
Entre os personagens apresentados, temos: um homem com um fetiche violento; um conquistador enrolado que tenta manter dois relacionamentos ao mesmo tempo; um charlatão que acabou virando um político respeitado; um pai controlador que obriga a filha a aceitar um casamento arranjado; um caso incestuoso com final trágico; e tantos outros que hoje deixariam muitas pessoas de cabelo em pé.
Sabemos separar a arte da realidade? Ou será que o cancelamento é a única justiça? Que o Tribunal da Internet e das mídias sociais esteja pronto para nossos autores consagrados!
O autorze
Barreto, Lima
Lima Barreto – Jornalista e escritor carioca. Apesar de seu inegável talento, boa parte de sua obra só foi publicada após sua morte.
Assis, Machado de
Machado de Assis – Escritor considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores o maior nome da literatura brasileira.
Almeida, Júlia Lopes de
Júlia Lopes de Almeida – Escritora, cronista, teatróloga e abolicionista brasileira. Foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras.
Rio, João do
João do Rio – Jornalista, cronista, contista, romancista, tradutor e teatrólogo brasileiro. Considerado um pioneiro da crônica-reportagem.
Azevedo, Artur
Artur Azevedo – Dramaturgo, poeta, contista, crítico e jornalista brasileiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.