Mais uma situação misteriosa envolve o condomínio Quinta do Riacho e os amigos Cecília, Mariela e Bernardo não vão sossegar enquanto não investigarem a fundo o que está acontecendo. Há dias o riacho Itaguapé vem exalando um cheiro horrível, animais como peixes e pássaros da região estão morrendo por ingerir lixo que vem se acumulando. Cecília, Mariela e Bernardo não vão conseguir esperar que os adultos resolvam o caso, pois a curiosidade e o senso de responsabilidade do trio falam mais alto. Com faro para aventura e ousadia, os três se envolvem nessa aventura que alia suspense e consciência ecológica. Muitos sustos, vários suspeitos e um desfecho divertido são os ingredientes dessa sequência da coleção Detetive Cecília.
O autorze
Luis Eduardo Matta nasceu no Rio de Janeiro, em 1974. Possui mais de 20 livros publicados entre romances, livros infantojuvenis e participações em antologias de contos. Estreou na literatura em 1993, aos 18 anos, com um thriller e a partir de 2007, passou a escrever também para jovens.
Além de livros, tem diversos artigos publicados, boa parte abordando a questão da formação de leitores e a popularização da leitura no mundo contemporâneo. Durante cinco anos, foi colunista da revista eletrônica Digestivo Cultural e visita periodicamente escolas de todo o país ministrando palestras e participando de eventos e feiras. Para saber mais, acesse: .
Pela Editora do Brasil, publicou Detetive Cecília e a águia de bronze, Detetive Cecília e o mistério do riacho e Desaparecida. Além disso, participou do livro Origens, junto com Alexandre de Castro Gomes, André Kondo, Eliane Potiguara e Sonia Rosa.