A hora de Joel é de profunda crise. Seu livro tem somente quatro capítulos e crises intermináveis. Nem sempre nos lembramos desse livro da Sagrada Escritura. Às vezes só é lembrado por causa dos versos citados em Atos dos Apóstolos. No entanto, o livro de Joel se reveste de muita importância. Quem o conhece está mais preparado para viver e passar pela hora de crise. O profeta Joel traz em seu próprio nome uma proclamação de fé no Deus de Israel e, por conta disso, a certeza de que Deus fará diferença na crise em que ele e o povo estão envolvidos. Em meio à crise e ao desespero Joel se posiciona bem no centro crítico como representante da esperança de Deus para todos.
O autorze
LUIZ ALEXANDRE SOLANO ROSSI é pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Fuller Theological Seminary, na Califórnia; é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET), em Buenos Aires. Autor de mais de oitenta livros publicados no Brasil e no exterior, é professor adjunto na PUCPR, no programa de mestrado e doutorado em Teologia, e professor no UNINTER (Centro Universitário Internacional).
Natalino das Neves – Pós-doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Doutor e mestre em teologia pela PUCPR na área de exegese e teologia bíblica. Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2011); especialização em Planejamento, Operação e Comercialização na Industria de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e em Contabilidade Gerencial pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO; licenciatura Plena em Disciplinas 2º Grau (Contabilidade e Estatística) pela Universidade Paranaense ? UNIPAR (1990); bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná ? FTBP (2005), atual FABAPAR.