Joana Salém Vasconcelos é graduada em história pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em desenvolvimento econômico pela Universidade de Campinas (Unicamp) e doutora em história econômica pela USP. É professora de história contemporânea na Faculdade Cásper Líbero e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC). Especialista em história da América Latina nos séculos XX e XXI, sobretudo de Cuba e Chile, é coordenadora editorial da revista Latin American Perspectives, nos Estados Unidos, e pesquisadora do Centro de Estudos de História Agrária da América Latina, no Chile. Cofundadora da Rede Emancipa de Educação Popular em 2007, foi professora de história do Brasil e coordenadora de círculos de cultura em três cursinhos populares do movimento, entre 2010 e 2019 (CP Carolina de Jesus, CP Antônio da Costa Santos e CP Salvador Allende). Desde 2019, é coordenadora da Universidade Emancipa.
Maíra Tavares Mendes é bióloga formada pela USP e cofundadora da Rede Emancipa. Realizou pesquisas com e sobre a Rede Emancipa no mestrado em educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no doutorado em educação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Fundou e coordenou cursinhos da Rede Emancipa em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, dedicando-se especialmente à formação de professores na perspectiva da educação popular. Desenvolveu estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP sobre estratégias de permanência estudantil de estudantes negres, indígenas, quilombolas, com deficiência, mães e trans. É professora adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em Ilhéus (BA), onde é colíder do grupo de pesquisa Grapeuni, investigando acesso, permanência e evasão na universidade. Participa da Rede Universitas/Br. Concilia as atividades de professora, pesquisadora e militante com a maternagem de uma criança incrível que se chama Jorge.
Daniela Mussi é formada em ciências sociais pela Unicamp e em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestra e doutora em ciência política pela Unicamp. Realizou estágio de pós-doutorado na USP. Foi pesquisadora visitante na Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o projeto de extensão Edu Política, e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp, onde coordena o Laboratório de Pensamento Político (Pepol). Faz parte do Núcleo Democracia e Desigualdades do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). É especialista no pensamento político de Antonio Gramsci e foi coordenadora científica no Brasil da International Gramsci Society. É editora da revista Outubro. Quando estudante, foi diretora da UNE Mulheres e coordenadora da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (2005-2006). Ativista da Rede Emancipa desde 2016, é fundadora da Universidade Emancipa, movimento social que coordena desde 2017.
1 Ebooki wg Maíra Tavares Mendes
Joana Salém Vasconcelos & Maíra Tavares Mendes: Paulo Freire e a educação popular
Este livro foi preparado a partir de experiências político-educativas que atuam para desestabilizar relações de poder, despertar questionamentos, inspirar a organização coletiva, promover o diálogo-l …
EPUB
Portugalski
DRM
€11.99