Em 'Os Paradoxos da Justiça’, Semer apresenta o mais importante diagnóstico das contradições encontradas na Agência Judicial brasileira.
Rubens Casara
A EDITORA CONTRACORRENTE tem a satisfação de publicar o livro OS PARADOXOS DA JUSTIÇA: JUDICIÁRIO E POLÍTICA NO BRASIL do prestigiado autor MARCELO SEMER. A presente obra representa uma quebra de silêncio dentro de uma das instituições mais importantes do país e, ao mesmo tempo, uma das mais autoritárias e patriarcais, qual seja: o Poder Judiciário. O leitor tem em mãos um corajoso diagnóstico sobre as maiores contradições encontradas no Judiciário brasileiro. Nas palavras do prefaciador desse livro, o consagrado jurista Rubens Casara: 'A crise de confiança no Judiciário, a tendência populista, a ideologia punitivista, as práticas autoritárias e a contribuição dos juízes brasileiros à derrocada do Estado Democrático de Direito, dentre outras distorções, são analisadas com profundidade e clareza neste livro, que nasce com a vocação de se tornar um clássico’.
O autorze
Marcelo Semer — Doutor em Criminologia e Mestre em Direito Penal pela USP. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Membro e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia. Foi colunista no Terra Magazine, Justificando e Cult. Autor de 'Entre Salas e Celas: dor e esperança nas crônicas de um juiz criminal’ e 'Sentenciando Tráfico: o papel do juiz do grande encarceramento’.