Diários de Adão e Eva é uma espécie de diário íntimo do primeiro casal, dividido em duas partes: 'Fragmentos do diário de Adão’ e 'Diário de Eva’, e os contos 'Solilóquio de Adão’, 'Autobiografia de Eva’ e 'Passagens do diário de Satã’.
Os dois primeiros descrevem, do ponto de vista pessoal dos personagens, as novíssimas condições de vida no Paraíso logo após a Criação, incluindo as primeiras impressões de Adão sobre a obra divina e sua nova companheira − e vice-versa. Os contos trazem as experiências da vida depois do Éden e da maturidade − além das considerações de um observador privilegiado, Satã (reinventado como alguém capaz de ajudar, a partir de sua enorme experiência, o jovem e ingênuo casal). Obra póstuma de um dos maiores escritores e satiristas norte-americanos, pela primeira vez em português.
O autorze
Mark Twain, pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), foi um dos mais importantes e prolíficos escritores americanos. Atuou como tipógrafo, repórter, colunista, palestrante, minerador e piloto de barco a vapor – no rio Mississippi -, ocupação que o levou a conhecer a realidade do sul e do meio-oeste americanos, inspiração e pano de fundo para grande parte de seus personagens e romances, entre eles os famosos 'The Adventures of Tom Sawyer’ (1876) e 'Adventures of Huckleberry Finn’ (1885). Enveredou também pela crônica, e escreveu contos, ensaios e aforismos.
Dono de uma linguagem irônica e cheia de humor, criticou a sociedade escravocrata da época, cujos valores, fanatismo e hipocrisia foram alguns dos alvos prediletos de sua sátira.