Conta a lenda que a sereia sempre ficava por perto dos pescadores para ajudá-los a pescar bastante peixe. Porém, ela queria um bebê em troca.Todos os indígenas ficavam com medo da sereia. Um deles, por não conseguir pescar, aceitou a ajuda da sereia, pensando que não daria em nada. Mas ela apareceu para cobrar o acordo feito com o pescador…Lenda indígena, que passa de pai para filho, contada por Maria Kerexu, escrita por Olivio Jekupé e ilustrada por Simone Ziasch.
O autorze
OLIVIO JEKUPE
Nasceu em 1965, na cidade de Novo itacolomi, PR. Em 1988 Começou a estudar filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e vendia artesanato para custear os estudos. do Paraná. Mais tarde, mudou-se para São Paulo, onde retomou os estudos na Universidade de São Paulo. Em seus livros, ele aproveita a tradição oral, transcrevendo as histórias do seu povo. É palestrante e já publicou mais de vinte títulos.
MARIA KEREXU
Nasceu em 1963, na aldeia de Mangueirinha, no Paraná, e atualmente vive na aldeia Krukutu, em São Paulo. De origem guarani, ela acredita na transformação por meio das palavras, por isso segue a tradição oral de transmitir conhecimento. Ela é artesã e foi coordenadora de guarani e português no Centro de Educação e Cultura Indígena
Krukutu, em São Paulo.