Esta é a história de Orgulhoso, um homem que foi adotado por um casal dono de uma simples fazenda. Sua mãe adotiva se chamava Misericórdia dos Anjos, e seu nome era um dom que intitulava sua vida. Orgulhoso tem um passado formado por lágrimas divididas em dois sentimentos: a perda de uma vida e o nascimento de outra, pois sua mãe legítima morreu ao lhe dar à luz.
Sua história é marcada por um romance surreal com a sabedoria, mas a ilusão da riqueza, a glória e o poder sequestram seus sentidos e o orgulho consome tudo o que ele possuía. Ele só não pode perder aquilo que enriquece o ser humano: a humildade.
Para isso, ele terá de atravessar montanhas e vales rumo a um lugar desconhecido para reconquistar tudo o que perdeu. Nesta viagem, ele conhecerá uma companheira nada convencional e ela nos levará a um lugar que jamais sonhamos experimentar; é um personagem que muitos acreditam já conhecerem: o misterioso Mestre da Humildade.
O autorze
Ricardo de Lima Carlos nasceu no dia 25 de agosto de 1963. Filho de José Carlos e Maria Aparecida de Lima Carlos, foi adotado — aos quatro anos — pelo seu tio, José Evaristo de Lima, que morreu mais tarde e deixou que sua esposa, Olézia Martins, o criasse até os 25 anos.
Ricardo estudou por dois anos o ensino superior de Filosofia, fez Seminário Teológico no Instituto Bíblico Evangélico Nazareno (IBEN) e foi vice-presidente durante 12 anos na Primeira Igreja Batista da cidade de São Jorge. Aos 31 anos, casou-se com Lídia Santos e tem um filho, com o nome de Leandro Santos. Ricardo é membro da Igreja Batista da Borda do Campo e dedica-se a contar histórias, com o intuito de produzir aprendizados por meio de sua experiência e aconselhar pessoas.